Ir direto para menu de acessibilidade.

Sarampo mata. A vacina é a única maneira de prevenir a doença

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Trabalho, Educação e Qualificação
  4. >
  5. Provisão de profissionais
  6. >
  7. Pró-Residência Multiprofissional
Início do conteúdo da página

Trabalho, Educação e Qualificação

Programa Telessaúde Brasil Redes

Pró-Residência Multiprofissional

Escrito por Alessandra Bernardes | Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2017, 11h33 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2017, 18h27

A Residência em Área Profissional de Saúde foi regulamentada em 2005, por meio da Lei nº 11.129. É caracterizada pela articulação entre ensino-serviço-comunidade para favorecer a inserção qualificada de profissionais de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, é definida em comum acordo com gestores, trabalhadores e usuários as regiões prioritárias do país para a atuação estratégica dos profissionais de saúde a partir das necessidades e realidades locais e regionais identificadas.

O Programa tem como público-alvo hospitais universitários, hospitais de ensino, instituições de ensino superior e secretarias estaduais e municipais de saúde. Orientadas pelos princípios e diretrizes SUS, abrange egressos das seguintes áreas de formação na graduação: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva e Física Médica.

Na Residência em Área Profissional de Saúde, o projeto pedagógico deve priorizar conteúdos, estratégias e cenários de aprendizagem inseridos nas Redes de Atenção à Saúde do SUS, que possibilitem as transformações nas práticas de saúde com o envolvimento da gestão, atenção, formação e participação social.

O financiamento de bolsas é direcionado principalmente para as regiões prioritárias e áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde.

Fim do conteúdo da página