Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Vigilância em Saúde
  4. >
  5. Indicadores de Saúde
  6. >
  7. Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)
Início do conteúdo da página

Vigilância em Saúde

Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)

Escrito por Alessandra Bernardes | Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2017, 11h04 | Última atualização em Sexta, 02 de Março de 2018, 17h15

O que é

A PNS é uma pesquisa de base domiciliar, de âmbito nacional, com sua primeira edição no ano de 2013, em 81.767 domicílios em 1.600 municípios. A pesquisa é fruto de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com o Ministério da Saúde, faz parte do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD) do IBGE e deverá ter uma periodicidade quinquenal. A pesquisa foi representativa para Brasil, áreas urbanas e rurais, Grandes Regiões, Unidades Federativas, Capitais e Restante das Regiões Metropolitanas.

O inquérito foi composto por três questionários: o domiciliar, referente às características do domicílio, nos moldes do censo demográfico e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD); o relativo a todos os moradores do domicílio, que dará continuidade ao Suplemento Saúde da PNAD, respondido por um morador que provê as informações para os demais moradores; e o individual, a ser respondido por um morador adulto (18 anos ou mais) do domicílio, com enfoque às principais doenças crônicas não transmissíveis, aos estilos de vida, e ao acesso ao atendimento médico.

O morador adulto selecionado teve o peso, a altura, a circunferência da cintura e a pressão arterial aferidos.

Para mais informações, como metodologia e questionário completo da pesquisa, acesse o site da pesquisa.

Acesso aos resultados (por temas)

Os resultados da pesquisa foram publicados em relatórios, divididos nos quatro volumes abaixo.

Os dados também estão disponíveis para análise no Tabnet, por módulos.

Volume 1

Divulgado no dia 10 dezembro de 2014, contém informações sobre doenças crônicas, estilos de vida (consumo alimentar, uso de álcool, atividade física e tabagismo) e percepção do estado de saúde física e mental.

O relatório completo pode ser acessado aqui.

Os microdados, tabelas, notas técnicas e glossário estão disponíveis no site do IBGE.

Volume 2 

O segundo volume da PNS, divulgado no dia 02 de junho de 2015, contempla informações sobre acesso e utilização de serviços de saúde; cobertura do Programa Saúde da Família; cobertura de plano de saúde; saúde bucal; acidentes de trânsito e violências; percepção de discriminação nos serviços de saúde; características dos domicílios; presença de cães e gatos no domicílio, vacinação de animais e dengue.

O relatório completo pode ser acessado aqui.

Os microdados, tabelas, notas técnicas e glossário estão disponíveis no site do IBGE.

Volume 3

O terceiro volume da PNS foi divulgado no dia 21 de agosto de 2015, com informações sobre a saúde de crianças com menos de 2 anos de idade (consultas médicas, aleitamento materno, testes de diagnóstico precoce - pezinho, orelhinha e olhinho); de indivíduos de 60 anos ou mais, com a funcionalidade da pessoa idosa (atividades de vida diária e atividades instrumentais de vida diária, apoio social, cirurgia de catarata, vacinação contra a gripe); das pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual); e saúde da mulher (exames preventivos, menarca e menopausa, planejamento familiar, contracepção), com módulo especial sobre o atendimento pré-natal e assistência ao parto (número de consultas, exames realizados, tipo do parto, peso ao nascer). 

O volume 3 também traz resultados de antropometria (déficit de peso, excesso de peso, obesidade e circunferência da cintura aumentada) e pressão arterial (abaixo do normal e elevada).

O relatório completo pode ser acessado aqui.

Os microdados, tabelas, notas técnicas e glossário estão disponíveis no site do IBGE.

Volume 4

O quarto volume da PNS foi divulgado no dia 30 de junho de 2016, com informações da relação entre a condição no mercado de trabalho e alguns temas já contemplados nos volumes anteriores: pessoas com deficiência; posse de plano de saúde; utilização do serviço de saúde; acidentes e violências e estilos de vida (tabagismo, uso de álcool; consumo alimentar) e doenças crônicas.

O relatório completo pode ser acessado aqui.

Os microdados, tabelas, notas técnicas e glossário estão disponíveis no site do IBGE.

Suplementos em Revistas Científicas

Os dados da PNS foram publicados em diversos periódicos científicos, sendo que quatro suplementos foram destinados à sua divulgação:

Revista Brasileira de Epidemiologia

Revista Ciência & Saúde Coletiva

International Journal for Equity in Health

Revista de Saúde Pública

Próxima edição - PNS 2018

No ano de 2017, o Ministério da Saúde e o IBGE iniciaram o planejamento da próxima PNS, prevista para ter a coleta de dados iniciada no segundo semestre de 2018. Os primeiros resultados da próxima edição da pesquisa deverão ter divulgação em 2019.

registrado em:
Fim do conteúdo da página