Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Vigilância em Saúde

SISAGUA

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Segunda, 29 de Maio de 2017, 18h17 | Última atualização em Terça, 20 de Março de 2018, 10h55

O Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA) é um instrumento do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para consumo Humano (Vigiagua), construído com base no referido programa e na Portaria MS n° 2.914/2011 (atualmente, Anexo XX da Portaria de Consolidação n°5/2017), que tem como objetivo auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água destinada ao consumo humano, como parte integrante das ações de prevenção de agravos e de promoção da saúde, previstas no Sistema Único de Saúde.

O Sisagua armazena informações cadastrais sobre os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água para consumo humano, bem como sobre a qualidade da água proveniente de cada uma das formas cadastradas, inferida pelos prestadores do serviço (controle) e pelo setor saúde (vigilância).

A entrada de dados é dividida, basicamente, em três partes:

  • Cadastro;
  • Controle; e
  • Vigilância.

O módulo de Cadastro tem como finalidade armazenar informações sobre as características físicas e operacionais das formas de abastecimento de água utilizadas pela população. O módulo de Controle tem como finalidade armazenar informações sobre o monitoramento da qualidade da água realizado pelos responsáveis pelo abastecimento coletivo de água para consumo humano. Por fim, o módulo de Vigilância tem como finalidade armazenar informações sobre as inspeções sanitárias das formas de abastecimento de água e sobre o monitoramento da sua qualidade realizado pelo setor saúde.

O sistema é o principal instrumento para o monitoramento e avaliação dos indicadores do Programa Vigiagua, inseridos no Pacto pela Saúde, Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP), Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), dentre outros e, dessa forma, destaca-se a relevância da inserção contínua de dados no sistema.

Público-alvo 

  • Perfil Vigiagua: Profissionais das Secretarias de Saúde dos Municípios, Estados ou no Ministério da Saúde que atuam no Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano.
  • Perfil Empresa: Profissionais das empresas prestadoras de serviço de abastecimento de água para consumo humano.
  • Perfil Consulta: Profissionais que atuam em áreas afins à Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, que possuem a necessidade de acompanhar rotineiramente os dados inseridos no sistema.

Operacionalização do Sistema

Encontram-se disponíveis nos links abaixo os formulários de coleta de dados de Cadastro, Controle e vigilância, bem como os manuais de operacionalização do sistema para o setor saúde e prestadores de serviço, e as instruções para solicitação de acesso ao sistema.

Esses documentos e os materiais didáticos detalhando os procedimentos para a operacionalização do sistema constam na página inicial do próprio SISAGUA, após a realização do login no endereço do Sistema

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página