Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Vigilância em Saúde

Benzeno

Escrito por Alessandra Bernardes | Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2017, 14h34 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2017, 10h40

O benzeno é uma substância química orgânica que se apresenta na forma de um líquido incolor, volátil, inflamável e de cheiro adocicado. Suas principais fontes são a cadeia de extração/refino do petróleo, as indústrias siderúrgicas (através do gás de coqueria), a queima de combustíveis fósseis e florestas, as emissões industriais, a evaporação de gasolina e a fumaça de cigarro. Além disso, o benzeno é largamente utilizado nas reações de síntese orgânica da indústria química. O Quadro a seguir ilustra algumas cadeias produtivas envolvendo o benzeno:

Quadro 1 – Cadeias produtivas envolvendo benzeno

Cadeias Produtivas (Benzeno)

Plásticos

Resinas

Corantes

Fibras sintéticas

Agrotóxicos

Medicamentos

Colas, tintas e vernizes

Borracha

Sabões/Detergentes

A contaminação ambiental por benzeno pode ocorrer no ar, no solo e na água. Uma vez contaminados, o solo e a água são capazes de liberar vapores de benzeno para o ar através de um equilíbrio dinâmico. Diferente do que ocorre naqueles meios, o benzeno presente no ar é capaz de se decompor em poucos dias, em decorrência do clima e da concentração de outros poluentes atmosféricos.

 

Exemplo de contaminação ambiental: o incidente do Auto Posto Brazuca

Em 2012, o Auto Posto Brazuca, em Brasília (DF), provocou um grave incidente de contaminação ambiental com benzeno. Isso ocorreu em decorrência de um vazamento de tanques de combustíveis, contaminando o solo e as águas subterrâneas.

Desse modo, o meio ambiente e a comunidade local, que utilizava água oriunda de poços artesianos, foram afetados, o que ensejou denúncia do Ministério Público Federal ao Poder Judiciário.  Além de acordos extrajudiciais, a Petrobras e o Auto Posto Brazuca foram condenados a reparar os danos pela justiça.

registrado em:
Fim do conteúdo da página