Ir direto para menu de acessibilidade.

Dia Mundial de Luta Contra a Aids - 30 anos

    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Vigilância em Saúde
  4. >
  5. Vigilância de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)
Início do conteúdo da página

Vigilância de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)

Escrito por Alessandra Bernardes | Publicado: Sexta, 02 de Março de 2018, 14h16 | Última atualização em Sexta, 23 de Novembro de 2018, 16h56

As doenças cardiovasculares, os cânceres, as doenças respiratórias crônicas e o diabetes mellitus se configuram como as principais doenças crônicas não transmissíveis, tendo sido responsáveis, em 2015, por 51,6% do total de óbitos na população de 30 a 69 anos no Brasil (Fonte: Sistema de Informações sobre Mortalidade). Os dados salvam vidas e fazer uso deles é primordial para as atividades de vigilância epidemiológica das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), visando conhecer a distribuição, a magnitude e a tendência dessas doenças e de seus fatores de risco para subsidiar o planejamento, a execução e o monitoramento das ações para seu controle e prevenção. Continue lendo...

 

VIGITEL
Inquérito telefônico para DCNT

O Vigitel é realizado anualmente, desde 2006, nas capitais brasileiras e no Distrito Federal. Esse inquérito telefônico permite o monitoramento contínuo de fatores de risco comportamentais para as DCNT, como tabagismo e alimentação inadequada. A entrevistas de 2018 já começaram! Saiba mais!

 

PNS
Pesquisa Nacional de Saúde
A PNS é a maior pesquisa de saúde do Brasil. Por meio de entrevistas domiciliares, ela aborda temas como uso de serviços de saúde, estilos de vida e doenças crônicas. A primeira edição da pesquisa foi realizada em 2013 e em 2018 a PNS entra em coleta novamente.
Saiba mais!

 

PeNSE
Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar
A PeNSE é uma pesquisa realizada com os adolescentes escolares desde 2009, com o objetivo de monitorar os fatores de risco e proteção à saúde nessa faixa etária, identificando as questões prioritárias para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a promoção da saúde. A última edição ocorreu em 2015 e a próxima será realizada em 2019. Saiba mais!

 

Plano DCNT
Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNT no Brasil
O Plano de DCNT foi elaborado em parceria com diversas instituições e vai de 2011 a 2022. Para o enfrentamento desse grupo de doenças, o plano propõe estratégias e ações intersetoriais referentes à vigilância, promoção da saúde e cuidado integral. As metas do Plano são monitoradas periodicamente. Saiba mais!

 

Manuais e Orientações
Aqui se encontram orientações metodológicas dos dados de nossas pesquisas.

Estão disponíveis informações e orientações técnicas sobre cálculo de indicadores, bem como manual de orientação para cálculo através de programa estatístico gratuito. Posteriormente serão disponibilizadas notas técnicas de orientações de uso das nossas bases de dados (PNS, PeNSE e Vigitel). Saiba mais!

 

 

Fim do conteúdo da página